Financiamento da UE
Photo Photo Photo Photo

Subvenções do Parlamento Europeu

 

gravacaoEstá aberto o período de candidaturas para as subvenções do Parlamento Europeu (PE) para cofinanciar eventos que promovam um melhor entendimento da identidade, papel e natureza política do Parlamento Europeu, bem como o seu envolvimento com os cidadãos europeus e as suas atividades.

 

São elegíveis eventos de natureza não partidária - online ou offline, mas preferencialmente com uma componente de internet -, como seminários, conferências, debates, exposições, concursos ou atividades culturais e desportivas que criem uma plataforma de comunicação com os cidadãos e redes multiplicadoras, tendo em vista as Eleições Europeias de 2019.

 

O cofinanciamento pode chegar aos 60% do orçamento do projeto.

 

 

Prazo para apresentação das candidaturas: 15 de Setembro de 2017

 

Destinado a eventos que decorram entre 15 de dezembro de 2017 e 30 de junho de 2018

 

Mais informação sobre o processo de candidatura e as regras aqui - clicar no segundo item referente a apoio financeiro a ações de comunicação - media e eventos.

 

Para esclarecimento de dúvidas, contactar: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Subvenções

CONCURSO GERAL EPSO Administradores (AD 5)

CONCURSO GERAL EPSO

Administradores (AD 5)

O Serviço Europeu de Seleção do Pessoal (EPSO) organiza um concurso geral, mediante prestação de provas, para a constituição de uma lista de reserva, a partir das qual as Instituições da União Europeia podem recrutar 124 novos funcionários como «administradores» (grupo de funções AD). O grau AD 5 é o de início de carreira para os licenciados sem experiência profissional.

Os candidatos devem ser nacionais de um Estado-membro da UE, estar em situação regular face às leis nacionais de serviço militar e oferecer as garantias de idoneidade moral. Devem ainda dominar, pelo menos, duas línguas oficias da UE, uma no nível C1 e outra, no mínimo, no nível B2.

Quanto às condições específicas, os candidatos devem possuir um nível estudos universitários de pelo menos 3 anos (a obter até 31 de julho de 2017).

A candidatura é efetuada por via eletrónica, nosítio Internet do EPSO. O formulário divide-se em duas partes:

i) deve indicar o nível de conhecimento das línguas oficias que domina no nível B2 ou superior; pode preencher esta parte do formulário em qualquer língua oficial.

Data limite: 03-05-2017 às 12 horas de Bruxelas.

ii) se tiver os requisitos e sena primeira parte da sua candidatura, pelo menos uma das línguas de que tiver declarado conhecimentos a nível B2 ou superior figurar entre as cinco línguas oferecidas como língua 2, será convidado a preencher a segunda parte do formulário de candidatura na língua que tiver escolhido como língua 2.

Deve ler atentamente o anúncio e a documentação relacionada, tendo o cuidado de não deixar a validação da candidatura para o último dia.

Mais informação e outras oportunidades consultewww.trabalharnauniaoeuropeia.eu

Comissão Europeia abre inscrições para Bolsa do Empreendedorismo 2017

Já estão abertas as inscrições para a Bolsa do Empreendedorismo 2017, promovida pela Representação da Comissão Europeia em Portugal no Dia da Europa, 9 de maio, pelas 9h30, na Fundação Champalimaud, em Lisboa. As inscrições podem ser feitas emwww.bolsadoempreendedorismo.pt.

Carlos Moedas, Comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, e Graça Fonseca, Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa anunciam as equipas vencedoras do concurso de empreendedorismo Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam. No mesmo dia, serão entregues as candidaturas ao Concurso Canvas – ProjetosQueMarcam.

A Bolsa do Empreendedorismo
A sessão de abertura arranca com um painel moderado por Filipe Almeida, presidente da Portugal Inovação Social, com o Comissário europeu Carlos Moedas e a Secretária de Estado Graça Fonseca.

O segundo painel da manhã tem como tema o «Investimento europeu: oportunidades para os empreendedores» e conta, entre outros intervenientes, com a participação de Kim Kreilgaard, Chefe do Gabinete do Banco Europeu Investimento em Portugal.

O período da tarde será inteiramente dedicado ao empreendedorismo, com uma série deworkshops relacionados com as diferentes etapas de desenvolvimento de um projeto: «Arranque», «Escala» e «Impacto». O objetivo da Bolsa passa por criar momentos de interação com os empreendedores, ajudando-os a passar da fase da ideia ao projeto concreto, a crescer no mercado global ou, ainda, a desenvolver projetos que contribuam para uma sociedade melhor.

«Inovar: as startups na transferência de tecnologia», «Financiar: a ferramenta de crescimento empresarial» ou «Comunidades: a importância de uma cultura de rede» são apenas alguns dos momentos que marcam o programa da tarde.

A Bolsa do Empreendedorismo 2017 não é uma mera conferência, mas sim um espaço de empreendedorismo que reunirá os vários agentes envolvidos na criação e no desenvolvimento de negócios. Por isso mesmo, terá uma área oficial de exposição com cerca de 30 stands de instituições de apoio ao empreendedorismo e de fomento à inovação.

Concurso Canvas – ProjetosQueMarcam

Este concurso de empreendedorismo, cujas candidaturas deverão ser entregues de forma presencial no dia 9 de maio, na Bolsa do Empreendedorismo, pretende não só agregar, mobilizar e motivar equipas empreendedoras com projetos nascentes, como também fazer progredir projetos já em fase de concretização.

Os melhores projetos beneficiarão de sessões coaching disponibilizado por consultores, que ajudarão as equipas a percorrer o longo processo de inovação para transformar uma ideia num processo viável para o mercado.

Mais informações sobre o Concurso Canvas e a Bolsa do Empreendedorismo 2017 através do sítio Web www.bolsadoempreendedorismo.pt

#InvestEU

#UEmpreende

Para mais informações sobre assuntos europeus:

http://ec.europa.eu/portugal

Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2017

 

PRÉMIOS EUROPEUS DE PROMOÇÃO EMPRESARIAL 2017

O prazo para submissão de candidaturas aos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2017 foi alargado até 19 de abril de 2017, PARTICIPEM!

 

1. Apresentação

Lançados em 2005 pela Comissão Europeia, os Prémios Europeus de Promoção Empresarial (European Enterprise Promotion Awards – EEPA), um instrumento do Small Business Act, têm como objetivo distinguir boas práticas da iniciativa empresarial, partilhar boas práticas e encorajar e inspirar potenciais empreendedores na Europa.

O processo de seleção inclui duas fases para qualificação:

1ª fase, seleção a nível nacional;

2ª fase, seleção a nível europeu.

Ao IAPMEI, enquanto Coordenador Nacional desde a 1ª edição, compete-lhe promover e dinamizar a iniciativa no país e apresentar à competição europeia os projetos selecionados na fase nacional (máximo de dois projetos em categorias diferentes).

 

 

As candidaturas devem ser formalizadas junto do IAPMEI até 12 de Abril de 2017, através de formulário próprio devidamente preenchido e assinado (versão em formato ‘PDF’ e ‘Word’) acompanhado do “Reconhecimento de assinatura(s) com poderes para o ato” ou o acesso à certidão eletrónica. O formulário deve ser remetido para o seguinte endereço: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Para mais informação (Formulário de Candidatura, Manual Operacional e outros) aceda a European Enterprise Promotion Awards, disponíveis no website IAPMEI (www.iapmei.pt)

Apenas os candidatos que participam na 1ª fase – nacional - e que sejam selecionados podem ser considerados para a 2ª fase – competição europeia.

Tendo-se assinalado em 2016 a comemoração dos dez anos dos European Enterprise Promotion, o IAPMEI foi homenageado pela Comissão Europeia enquanto Coordenador Nacional dos EEPA, pelo trabalho desenvolvido no âmbito desta iniciativa. Actualmente, Portugal é o país com mais projetos premiados na fase europeia, com um total de seis projetos, seguido de Itália e Espanha com cinco projetos cada.

Ao longo das dez edições e decorrente de um plano integrado de promoção e dinamização, o IAPMEI vem obtendo assinaláveis resultados no conjunto dos 31 países participantes, nomeadamente:

2016 - Portugal conquistou o 1º prémio na categoria “Desenvolvimento do ambiente empresarial’ com o projeto PME Líder. Foi mais uma vez o País que registou o maior número de candidaturas na fase nacional.

2015 - Portugal, através da iniciativa “Lisboa Empreende”, na categoria ‘Empreendedorismo Responsável e Inclusivo’, foi distinguido pela Comissão Europeia com o galardão máximo “The Grand Jury Prize”, atribuído ao projeto mais inspirador e mais inovador.

2014 - pela terceira vez consecutiva (2012, 2013 e 2014), Portugal foi o país que registou o maior número de candidaturas na fase nacional, contribuindo com cerca de 15% do total de candidaturas apresentadas.

2014 - foi galardoado pela Comissão Europeia com o 1º Prémio na categoria “Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos” com o projecto “AMS – Thinking Ahead e com a atribuição de uma Menção Honrosa ao projecto “FAZ – Ideias de Origem Portuguesa” na categoria “Empreendedorismo responsável e inclusivo”;

2012 e 2013 - foi galardoado pela Comissão com o 1º prémio na categoria “Apoio à internacionalização das empresas”, respectivamente, com os projectos “Douro Boys” e “Portuguese Shoes: The sexiest industry in Europe”;

2007 - Portugal foi o único país participante na iniciativa que duplicou o número de candidaturas recebidas na fase nacional, relativamente à anterior edição. Por convite da Comissão Europeia o IAPMEI, co-organizou a cerimónia europeia de anúncio dos vencedores e entrega dos prémios, em evento da Presidência Portuguesa da UE e integrado na Semana Europeia das PME.

Em 2006, 1ª edição, Portugal saiu vencedor com o projeto piloto “Empresa na Hora.

2. Categorias a concurso

Atualmente a competição integra seis categorias:

1) Promoção do espírito de empreendedorismo (Promoting the entrepreneurial spirit)

Distingue ações e iniciativas a nível nacional, regional ou local, que promovam o espírito empreendedor, especialmente entre os jovens e as mulheres.

2) Investimento nas competências empreendedoras (Investing in entrepreneurial skills)

Distingue iniciativas a nível local, regional ou nacional, que contribuam para melhorar competências na área do empreendedorismo e da gestão.

3) Desenvolvimento do ambiente empresarial (Improving the business environment)

Distingue políticas inovadoras a nível nacional, regional ou local, que promovam a criação e o desenvolvimento empresarial, simplifiquem procedimentos legislativos e administrativos em domínios relacionados com a atividade das empresas, e implementem o princípio “Pensar primeiro em pequena escala” para as pequenas e médias empresas.

4) Apoio à internacionalização das empresas (Supporting the internationalisation of business)

Distingue políticas e iniciativas a nível nacional, regional ou local, que incentivem as empresas, particularmente, as pequenas e médias empresas, a beneficiarem mais das oportunidades oferecidas pelos mercados dentro e fora da União Europeia.

5) CATEGORIA SUSPENSA NA EDIÇÃO DE 2017 - Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos (Supporting the development of green markets and resource efficiency)

Distingue políticas e iniciativas a nível nacional, regional e local, que apoiam o acesso das PME aos mercados ecológicos e ajudam a melhorar a eficiência dos seus recursos através, por exemplo, do desenvolvimento de competências ecológicas e de replicação bem como de financiamento.

Nota: Dado que a categoria 5. Apoio ao desenvolvimento de Mercados Ecológicos e à Eficiência dos Recursos está suspensa na edição 2017 dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, promotores de iniciativas associadas a esta temática devem avaliar eventual enquadramento noutra categoria, formalizando a candidatura até 12 de abril de 2017.

PDR 2020: Jovens agricultores

Objetivo: Aumentar a atratividade do setor agrícola aos jovens, promovendo o investimento.

Data-limite de candidatura: 31 de maio de 2017.

Mais informações poderá consultar o convite, ou aceder ao registo desta candidatura na base de dados Infoeuropa e/ou no sítio Internet do programa.

Se quiser aceder a mais candidaturas em aberto pode fazê-lo através do site Oportunidades de Negócio na UE.

800

Discurso sobre

o Estado da União Europeia

do Presidente Juncker

 


PT european solidarity corps LOGO CMYK


 

 a europea vai à escola


 your europe 


Eures 2010-06-08


solvit02


i006907


TRAVEL

Link para download

Apple app Store

Google PlayStore

Windows app Store


menu header



1363083440banner rapid

 


1363083472banner tratadolisboa


1363083817banner-europago


bookeuroep


logo 1


logo 2


erasmus-entrepreneurs-logo