Home
Photo Photo Photo Photo

Palestra - "Património Cultural Português"

DSC 1064No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, o Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, a Escola Profissional de Agricultura do Marco de Canaveses e a Rota do Românico promoveram uma Palestra subordinada ao tema "Património Cultural Português".
Este evento teve lugar na Igreja de S. Nicolau, em Marco de Canaveses, e contou com a presença de alunos da EPAMAC e público em geral, tendo sido uma excelente oportunidade para a compreensão do conceito de património, nas suas diversas aceções, da importância e objetivos do Ano Europeu do Património Cultural e da missão da Rota do Românico e de cada um de nós para a manutenção da herança cultural que os lugares carregam.

Acerca do Românico:

“A expansão da arquitetura românica, em Portugal, coincide com o reinado de D. Afonso Henriques. Foi nesta época que se iniciaram as obras das Sés de Lisboa, de Coimbra e do Porto e que se construiu o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.

Sendo uma arquitetura predominantemente religiosa, o românico está muito relacionado com a organização eclesiástica diocesana e paroquial e com os mosteiros das várias ordens monásticas, fundados ou reconstruídos nos séculos XII e XIII.

A história do Tâmega e Sousa é indissociável da nobreza e das ordens religiosas. O berço da Nação tem raízes profundas nestas terras, por onde caminharam algumas das principais figuras da época da Fundação.

Egas Moniz, o aio de D. Afonso Henriques e principal estratega na Reconquista Cristã, é um dos mentores do desenvolvimento e da importância da região na história portuguesa.

As famílias dos Ribadouro, de Paço de Sousa, os Sousa ou Sousões, de Pombeiro, e os Baião, três das cinco que constituíram a primeira nobreza portuguesa, estão intimamente ligadas ao Tâmega e Sousa.

Alguns dos seus nobres ocuparam altos cargos junto da primeira dinastia de Portugal, contribuindo ativamente, durante a Reconquista Cristã, para que o território do então Condado Portucalense crescesse.

Muitos dos homens que lutaram contra os árabes ao lado do Conde D. Henrique, de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I, saíram destas terras. O seu legado, patente em Honras, Mosteiros, Igrejas e outras obras de arquitetura, é o testemunho histórico da importância desta região e da valentia das suas gentes.”


Saiba mais em:

www.rotadoromanico.com
http://anoeuropeu.patrimoniocultural.gov.pt
https://europa.eu/cultural-heritage/european-year-cultural-heritage_pt

 bola.png

  


  HORÁRIO

Segunda a Sexta
9h00 - 12h30

  13h30 - 18h00 


CONTACTOS

Av. Dr. Nicolau Carneiro, 196

4590-512 Paços de Ferreira

T. +351 255 147 314

     +351 916 096 155 

Email: europedirect@profisousa.pt

Facebook

Instagram 

Twitter


voting_EU_FBpost_PT.jpg

 

Se já contactou um Centro Europe Direct, p.f. avalie aqui  a sua atuação. 

 

Estatísticas

Hoje209
Semana2148
Mês8014
Total273796

IP 18.234.111.56 Informações Unknown - Unknown 20-04-2019

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Twitter

Tweets de @CIED_TSAT