Home
Photo Photo Photo Photo

A Volta de Apoio ao Emprego passou por Amarante

IMG 20180411 103337

O Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega organizou, em conjunto com o Gabinete de Inserção Profissional da Câmara Municipal de Amarante, a Volta de Apoio ao Emprego de Amarante.

A sessão contou com as honras de abertura da Vice-presidente do Município deste concelho, Lucinda Fonseca, que reforçou a ideia de que as questões do emprego, nomeadamente dos mais jovens, têm de ser fortemente debatidas e agradeceu o contributo do Europe Direct nesse sentido, com o qual este município se tem vindo a articular para o tratamento desta e outras matérias.

O coordenador do Centro de Informação Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega apresentou o projeto e explicou a sua intervenção nos territórios do Alto Tâmega e do Tâmega Sousa, tendo-se seguido a apresentação de Vítor Moura Pinheiro, Diretor da iniciativa Garantia Jovem em Portugal, cuja intervenção esclareceu sobre o papel da Garantia Jovem, enquanto resposta por parte dos estados-membros da União Europeia para a inserção dos jovens, até aos 30 anos, no mercado de trabalho. Apresentou ainda dados de 2017 referentes ao número de Jovens NEET, que são um dos públicos-alvo desta iniciativa, e realçou a necessidade dos jovens se envolverem em outros projetos que lhes confiram experiências diversificadas, com a justificação de que os empregadores valorizam, cada vez mais, as competências transversais (soft skills).

De seguida, Vítor Macedo, Conselheiro da Rede Eures, começou por salientar que todos os jovens têm o direito de viver, estudar e trabalhar nos diversos estados-membros da UE, com iguais direitos de cidadania. Para o efeito, o portal da Rede Eures constitui-se numa base de partida.

Esclareceu também o que são as “ofertas com bandeira” da Rede Eures, que significam que os empregadores estão abertos à contratação de trabalhadores de outros países e as mesmas são apresentadas na língua oficial do país e também em inglês, alemão, ou francês.

Por fim, João Vilaça, da Erasmus+ Juventude em Ação esclareceu sobre as mobilidades no espaço europeu através das possibilidades do programa Erasmus e também do Corpo Europeu de Solidariedade, que permite a participação de voluntários em projetos de cariz solidário, quer no país, quer fora, de forma gratuita, com uma comparticipação da UE ao nível da formação, alimentação, alojamento e “dinheiro de bolso”.

Mais informações aqui.

 bola.png

  


  HORÁRIO

Segunda a Sexta
9h00 - 12h30

  13h30 - 18h00 


CONTACTOS

Av. Dr. Nicolau Carneiro, 196

4590-512 Paços de Ferreira

T. +351 255 147 314

     +351 916 096 155 

Email: europedirect@profisousa.pt

Facebook

Instagram 

Twitter


voting_EU_FBpost_PT.jpg

 

Se já contactou um Centro Europe Direct, p.f. avalie aqui  a sua atuação. 

 

Estatísticas

Hoje69
Semana3076
Mês6639
Total283311

IP 52.23.234.7 Informações Unknown - Unknown 19-05-2019

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Twitter

Tweets de @CIED_TSAT