Notícias
Photo Photo Photo Photo

Final do Desafio Empresarial CIED - ESTG

preview
Nos dias 26 e 27 de novembro, vinte e cinco Estudantes e Docentes da ESTG trocaram o seu fim-de-semana para desenvolver ideias/propostas de soluções ao Desafio Empresarial lançado pela Europe Direct do Tâmega e Sousa à Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

Os Desafios Empresariais consistem na apresentação de situações concretas do quotidiano das empresas, tendo em vista a respetiva discussão por equipas de Docentes/Investigadores e Estudantes para desenvolvimento de ideias/protótipos de soluções inovadoras.

O desafio incidiu sobre o tema ‘União da Energia e Clima’, uma das 10 prioridades da Comissão Europeia, que pretende trabalhar os domínios das alterações climáticas e efeitos de estufa, e teve em conta o Acordo de Paris (COP21), cujo objetivo principal é travar o aquecimento global em, pelo menos, 2 graus celsius até 2030, e consistiu na conceção de uma aplicação multimédia que contribuísse para a sensibilização dos cidadãos na adoção de práticas mais ecológicas e sustentáveis, no uso de energias limpas e na redução das emissões de dióxido de carbono.

Os protótipos apresentados pelas equipas tiveram como principais objetivos desenvolver soluções que, de forma criativa e pouco invasiva, ajudassem a calcular a pegada ecológica dos utilizadores, ajudassem na escolha de um veículo ou eletrodoméstico que melhor se adeque às necessidades e consumos diários do consumidor, ou até mesmo reportar crimes ambientais e informar as entidades competentes.

O vencedor foi o projeto Think Green, que consiste numa aplicação que pretende funcionar como uma rede social para a partilha de notícias relativas a este tema e desenvolver uma espécie de jogo/competição (individual e coletiva) para cálculo da evolução da pegada ecológica com base nas ações do dia-a-dia. Caso a evolução seja positiva serão atribuídas “medalhas” de recompensa. A solução passa por uma estratégia de gamification, uma tendência do marketing que usa mecanismos ou elementos de jogos para resolver problemas práticos.

A equipa Think Green recebeu um prémio de 500 euros atribuídos pelo Europe Direct do Tâmega e Sousa.

O júri foi presidido pela Doutora Dorabela Gamboa, Presidente da ESTG, e contou com a presença do Dr. Paulo Barbosa, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira e Presidente da Profisousa, entidade que dispõe da valência Centro de Informação Europe Direct (CIED) do Tâmega e Sousa, e da Dr.ª Manuela Alves, colaboradora da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, na área do Ambiente.

800

Discurso sobre

o Estado da União Europeia

do Presidente Juncker

 


PT european solidarity corps LOGO CMYK


 

 a europea vai à escola


 your europe 


Eures 2010-06-08


solvit02


i006907


TRAVEL

Link para download

Apple app Store

Google PlayStore

Windows app Store


menu header



1363083440banner rapid

 


1363083472banner tratadolisboa


1363083817banner-europago


bookeuroep


logo 1


logo 2


erasmus-entrepreneurs-logo