Notícias
Photo Photo Photo Photo

Notícias da Volta de Apoio ao Emprego'2016 - Celorico de Basto

14680777 675659945932565 620745332045375785 n

 

A Volta de Apoio ao Emprego de Celorico de Basto teve início pela voz de Joaquim Mota e Silva, Presidente do Município, que desafiou desde logo os jovens a seguirem sempre os seus sonhos, a serem empreendedores e a traçarem o seu próprio percurso de vida.

O início dos trabalhos coube ao representante da Agência Nacional Juventude em Ação, Pedro Couto Soares, que explorou as oportunidades do programa Erasmus + que promove a mobilidade dentro e fora das fronteiras europeias, a educação não formal e o diálogo intercultural, encorajando os jovens à busca de informação e participação no programa, realçando que as competências adquiridas nestas experiências fazem toda a diferença num Curriculum Vitae, pois distinguem esses candidatos dos outros, que apenas apresentam competências adquiridas pelas vias formais.

O responsável pela apresentação do projeto Garantia Jovem explicou a sua implementação, dando destaque à resolução num período de quatro meses, seja através do encaminhamento para uma situação concreta de emprego, para estágio ou para percursos de formação.

Também explicou outras opções do IEFP, nomeadamente a “Medida Reativar”, aconselhando os interessados a visitar a página web do IEFP e a pedirem esclarecimentos.

Carmen Lopes, da Rede Eures/IEFP explicou como “Trabalhar na Europa: por onde começar?”. Explorou o portal da Rede Eures, salientando o papel dos Conselheiros Eures, presentes nos diversos países europeus para auxiliar quem precisa de ajuda em matéria de emprego, estágios e formação.

Também deu ênfase ao CV Europass e ao Passaporte Europeu de Línguas.

Em jeito de conclusão, Helena Martinho, responsável pelos serviços de Ação Social do Município de Celorico de Basto, explicou como localmente se tratam as questões do emprego e formação, ficando disponível para ser o rosto para esses assuntos no concelho e fazer a ponte com as instituições presentes.

No momento de debate e dúvidas, destaca-se o interesse por questões relacionadas com emprego de pessoas mais velhas, que não têm enquadramento em grande parte dos programas apresentados, destinados à promoção do emprego e formação dos mais jovens, nomeadamente até aos 30 anos de idade.

No final da sessão, a Câmara Municipal de Celorico de Basto convidou todos os presentes para um “verde de honra”, lanche e café, servido pelos alunos da Escola Profissional Agrícola de Fermil, Celorico de Basto.

800

Discurso sobre

o Estado da União Europeia

do Presidente Juncker

 


PT european solidarity corps LOGO CMYK


 

 a europea vai à escola


 your europe 


Eures 2010-06-08


solvit02


i006907


TRAVEL

Link para download

Apple app Store

Google PlayStore

Windows app Store


menu header



1363083440banner rapid

 


1363083472banner tratadolisboa


1363083817banner-europago


bookeuroep


logo 1


logo 2


erasmus-entrepreneurs-logo