Notícias
Photo Photo Photo Photo

"Rumo a uma nova política migratória"

Rumo a uma nova política migratória

O Europe Direct do Tâmega e Sousa, em articulação com o Clube Europeu da Escola Secundária de Paços de Ferreira e com a Escola Profissional Vértice, organizou uma sessão de debate subordinada ao tema "Rumo a uma nova política migratória".
Nesta manhã, explicamos de que forma a UE tem vindo a ajudar os refugiados e apresentamos ao público o Corpo Europeu de Solidariedade, cuja plataforma em linha abriu oficialmente às 12h00 desse dia.
A nossa convidada, Mariana Reis Barbosa, docente da Universidade Católica Portuguesa e Voluntária na Plataforma de Apoio aos Refugiados relatou na primeira pessoa as vivências nas diversas missões humanitárias em que tem participado na ilha grega de Lesbos, testemunhando as dificuldades e os medos dos refugiados... 
Um testemunho emocionante, que nos fez refletir e nos fará, com certeza, agir.
Fruto desta iniciativa resultou desde logo uma recolha de agasalhos na Escola Profissional Vértice e na Escola Secundária de Paços de Ferreira.

Concerto Solidário de Natal'2016


Na segunda-feira, 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, o Europe Direct do Tâmega e Sousa promoveu um Concerto Solidário de Natal com o objetivo de recolher bens para ajudar os mais carenciados, sendo os mediadores dessa ajuda a Paços 2000 e da Delegação da Cruz Vermelha de Frazão.
O evento foi graciosamente animado pelo Quinteto de Metais do Conservatório do Vale do Sousa e pelo Orfeão de Paços de Ferreira.
No final, e pelo dia especial que se comemorava, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira, representada pelo seu Vice-Presidente, Dr. Paulo Barbosa, agraciou os professores voluntários da Universidade Sénior de Paços de Ferreira com uma medalha, congratulando-se pelo trabalho desenvolvido em prol dos mais velhos.

Final do Desafio Empresarial CIED - ESTG

preview
Nos dias 26 e 27 de novembro, vinte e cinco Estudantes e Docentes da ESTG trocaram o seu fim-de-semana para desenvolver ideias/propostas de soluções ao Desafio Empresarial lançado pela Europe Direct do Tâmega e Sousa à Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

Os Desafios Empresariais consistem na apresentação de situações concretas do quotidiano das empresas, tendo em vista a respetiva discussão por equipas de Docentes/Investigadores e Estudantes para desenvolvimento de ideias/protótipos de soluções inovadoras.

O desafio incidiu sobre o tema ‘União da Energia e Clima’, uma das 10 prioridades da Comissão Europeia, que pretende trabalhar os domínios das alterações climáticas e efeitos de estufa, e teve em conta o Acordo de Paris (COP21), cujo objetivo principal é travar o aquecimento global em, pelo menos, 2 graus celsius até 2030, e consistiu na conceção de uma aplicação multimédia que contribuísse para a sensibilização dos cidadãos na adoção de práticas mais ecológicas e sustentáveis, no uso de energias limpas e na redução das emissões de dióxido de carbono.

Os protótipos apresentados pelas equipas tiveram como principais objetivos desenvolver soluções que, de forma criativa e pouco invasiva, ajudassem a calcular a pegada ecológica dos utilizadores, ajudassem na escolha de um veículo ou eletrodoméstico que melhor se adeque às necessidades e consumos diários do consumidor, ou até mesmo reportar crimes ambientais e informar as entidades competentes.

O vencedor foi o projeto Think Green, que consiste numa aplicação que pretende funcionar como uma rede social para a partilha de notícias relativas a este tema e desenvolver uma espécie de jogo/competição (individual e coletiva) para cálculo da evolução da pegada ecológica com base nas ações do dia-a-dia. Caso a evolução seja positiva serão atribuídas “medalhas” de recompensa. A solução passa por uma estratégia de gamification, uma tendência do marketing que usa mecanismos ou elementos de jogos para resolver problemas práticos.

A equipa Think Green recebeu um prémio de 500 euros atribuídos pelo Europe Direct do Tâmega e Sousa.

O júri foi presidido pela Doutora Dorabela Gamboa, Presidente da ESTG, e contou com a presença do Dr. Paulo Barbosa, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira e Presidente da Profisousa, entidade que dispõe da valência Centro de Informação Europe Direct (CIED) do Tâmega e Sousa, e da Dr.ª Manuela Alves, colaboradora da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, na área do Ambiente.

Desafio Empresarial – Europe Direct

 

Estão abertas as inscrições para a participação no primeiro desafio empresarial organizado em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão - IPP

 

Data Início: 25/11/2016

Data Final: 28/11/2016

Local: A competição irá realizar-se na ESTG do P.Porto

Duração: 4 dias

Os Desafios Empresariais consistem em problemas reais, identificados pelas empresas e propostos à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do P.Porto (ESTG do P.Porto), para que sejam desenvolvidas soluções ou protótipos de soluções por equipas de Docentes/Investigadores e Estudantes. 

Este primeiro desafio empresarial será desenvolvido em colaboração com o Centro de Informação Europe Direct (CIED) do Tâmega e Sousa, um organismo oficial de informação europeia que, através dos seus centros de informação locais, pretende atuar como intermediário entre os cidadãos e a União Europeia, promovendo assim maior assistência, orientação e respostas a perguntas sobre as instituições, legislação, políticas, programas e possibilidades de financiamento da União Europeia.

O desafio irá incidir sobre o tema ‘União da Energia e Clima’, uma das 10 prioridades da Comissão Europeia, que pretende trabalhar os domínios das alterações climáticas e efeitos de estufa.

O desafio irá decorrer entre os dias 25 e 28 de novembro:

  • No dia 25 de novembro às 16h – O desafio será apresentado às equipas participantes
  • Nos dias 26 e 27 de novembro entre as 9h e as 19h - As equipas irão desenvolver soluções
  • Dia 28 de novembro (em horário a definir) - Apresentação das ideias/Avaliação

Prémio: 500 euros

Para saberes mais sobre este desafio consulta os documentos abaixo.

Regras e Instruções de Inscrição

Desafio Empresarial

As equipas de trabalho deverão inscrever-se até dia 23 de novembro.

Inscrições: aqui

Notícias da Volta de Apoio ao Emprego'2016 - Celorico de Basto

14680777 675659945932565 620745332045375785 n

 

A Volta de Apoio ao Emprego de Celorico de Basto teve início pela voz de Joaquim Mota e Silva, Presidente do Município, que desafiou desde logo os jovens a seguirem sempre os seus sonhos, a serem empreendedores e a traçarem o seu próprio percurso de vida.

O início dos trabalhos coube ao representante da Agência Nacional Juventude em Ação, Pedro Couto Soares, que explorou as oportunidades do programa Erasmus + que promove a mobilidade dentro e fora das fronteiras europeias, a educação não formal e o diálogo intercultural, encorajando os jovens à busca de informação e participação no programa, realçando que as competências adquiridas nestas experiências fazem toda a diferença num Curriculum Vitae, pois distinguem esses candidatos dos outros, que apenas apresentam competências adquiridas pelas vias formais.

O responsável pela apresentação do projeto Garantia Jovem explicou a sua implementação, dando destaque à resolução num período de quatro meses, seja através do encaminhamento para uma situação concreta de emprego, para estágio ou para percursos de formação.

Também explicou outras opções do IEFP, nomeadamente a “Medida Reativar”, aconselhando os interessados a visitar a página web do IEFP e a pedirem esclarecimentos.

Carmen Lopes, da Rede Eures/IEFP explicou como “Trabalhar na Europa: por onde começar?”. Explorou o portal da Rede Eures, salientando o papel dos Conselheiros Eures, presentes nos diversos países europeus para auxiliar quem precisa de ajuda em matéria de emprego, estágios e formação.

Também deu ênfase ao CV Europass e ao Passaporte Europeu de Línguas.

Em jeito de conclusão, Helena Martinho, responsável pelos serviços de Ação Social do Município de Celorico de Basto, explicou como localmente se tratam as questões do emprego e formação, ficando disponível para ser o rosto para esses assuntos no concelho e fazer a ponte com as instituições presentes.

No momento de debate e dúvidas, destaca-se o interesse por questões relacionadas com emprego de pessoas mais velhas, que não têm enquadramento em grande parte dos programas apresentados, destinados à promoção do emprego e formação dos mais jovens, nomeadamente até aos 30 anos de idade.

No final da sessão, a Câmara Municipal de Celorico de Basto convidou todos os presentes para um “verde de honra”, lanche e café, servido pelos alunos da Escola Profissional Agrícola de Fermil, Celorico de Basto.

800

Discurso sobre

o Estado da União Europeia

do Presidente Juncker

 


PT european solidarity corps LOGO CMYK


 

 a europea vai à escola


 your europe 


Eures 2010-06-08


solvit02


i006907


TRAVEL

Link para download

Apple app Store

Google PlayStore

Windows app Store


menu header



1363083440banner rapid

 


1363083472banner tratadolisboa


1363083817banner-europago


bookeuroep


logo 1


logo 2


erasmus-entrepreneurs-logo