Notícias
Photo Photo Photo Photo

Taxa de poupança das famílias desce para 12 %

piggy-2889046 640

A taxa de poupança das famílias na área do euro foi de 12 % no primeiro trimestre de 2018, em comparação com 12,2 % registados no último trimestre de 2017. A taxa de investimento das famílias na área do euro foi de 9 % no primeiro trimestre de 2018, em comparação com 8,9 % no trimestre anterior.
Estes primeiros dados apresentados, em valores corrigidos de sazonalidade, são obtidos de contas trimestrais europeias por setor e publicados pelo Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia e do Banco Central Europeu.

 

(Desenvolvimento em STAT-18-4350)

Palestra - Património Cultural Português | 2018 - Ano Europeu do Património Cultural

cartaz AEPC

No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, o Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, Escola Profissional de Agricultura do Marco de Canaveses e Rota do Românico promovem, no próximo dia 4 de julho, pelas 10h00, na Igreja de S. Nicolau, em Marco de Canaveses, uma Palestra subordinada ao tema "Património Cultural Português".
O evento dá enfoque à Rota do Românico, enquanto importante testemunho histórico e motor da promoção turística da região do Tâmega e Sousa.
Não perca esta oportunidade para conhecer melhor a Rota do Românico e tudo o que oferece para saber mais sobre a nossa história e o nosso património, a todos os níveis!

EXPOSIÇÃO - ASSUMA O CONTROLO DOS SEUS DADOS

IMG 20180702 154007

O Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, tem a honra de convidar para uma exposição sobre os seus novos direitos nos termos das novas regras de proteção de dados da União Europeia.

Passo a passo, perceba quais são os seus direitos face aos seus dados pessoais e leve para casa uma brochura informativa sobre o #RGPD – Regulamento Geral da Proteção de Dados.

Exposição patente de 3 a 31 de julho de 2018, no Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega.

Celebração da União Aduaneira: o maior bloco comercial do mundo faz 50 anos

850 400 uniao-europeia-abre-novas-vagas-com-salarios-tentadores

A União Aduaneira da UE celebra o seu 50.º aniversário em 1 de julho, e é uma das maiores conquistas da União Europeia.

Nascida dos acordos históricos de acordos do pós-guerra que prepararam o caminho para a integração europeia, a União Aduaneira começou a funcionar em 1968. Ao eliminar as pautas aduaneiras no comércio de mercadorias no interior do que é agora a UE, a União Aduaneira deu o primeiro passo decisivo para a UE se tornar no maior bloco comercial do mundo, com as 28 administrações aduaneiras da UE a agirem como se se tratasse de uma única entidade.

Ao longo dos últimos 50 anos, a União Aduaneira tornou-se uma pedra angular do nosso mercado único, mantendo as fronteiras da UE seguras e protegendo os nossos cidadãos contra mercadorias proibidas e perigosas, como armas e drogas. Além disso, facilita uma parte cada vez maior do comércio mundial: 16 % do comércio mundial em 2017 foi tratado pelas autoridades aduaneiras da UE.

Em 1 de julho de 2018, exatamente 50 anos depois de a União Aduaneira ter sido criada, a Comissão vai organizar eventos nos aeroportos e nas escolas em toda a UE para sensibilizar para esta extraordinária conquista.

Pierre Moscovici, Comissário responsável pelos Assuntos Económicos e Financeiros, Fiscalidade e União Aduaneira, afirmou: «A União Aduaneira é um feito ímpar. Permite aos europeus tirar pleno partido do mercado interno, mantendo o comércio fluido e a segurança dos consumidores. Estou grato aos muitos milhares de pessoas que têm contribuído e continuarão a contribuir para esta conquista europeia nos últimos 50 anos.»

Como funciona a União Aduaneira?

A União Aduaneira da UE foi inicialmente prevista no Tratado de Roma e em 1968 aboliu os direitos aduaneiros cobrados nas fronteiras entre membros da Comunidade Europeia. Hoje em dia, é uma zona de comércio única onde circulam livremente todas as mercadorias, quer sejam produzidas na UE ou fora das suas fronteiras. Os direitos sobre as mercadorias provenientes do exterior da UE são, em geral, cobrados aquando da sua primeira entrada na UE. Desta forma, as autoridades aduaneiras asseguram que esses direitos são pagos e os interesses financeiros da União e dos seus Estados-Membros são protegidos. As autoridades aduaneiras também impedem a entrada de produtos na União que representem um risco para a segurança ou a saúde dos cidadãos da UE; evitam a entrada de mercadorias que tenham sido objeto de tráfico e de contrabando ou que ponham em perigo o ambiente e o património cultural europeu, ou mercadorias que comprometem os interesses financeiros da UE e dos seus Estados-Membros.

Para garantir o bom funcionamento da zona aduaneira única, os Estados-Membros da UE utilizam um conjunto de regras comuns, o chamado Código Aduaneiro da União, como elemento essencial. Este código, atualizado em 2013 e aplicado desde 2016, significa que os países da UE se baseiam nas mesmas regras e procedimentos para tratar a importação, a exportação e o trânsito de mercadorias. Isto estimula a concorrência e o comércio, melhora a eficiência, aumenta a qualidade, e faz baixar os preços para os consumidores.

As autoridades aduaneiras nacionais em todos os países da UE são as principais responsáveis pelo vasto funcionamento diário da União Aduaneira e cooperam entre si e com a Comissão para que esta funcione. Ao mesmo tempo, a cooperação internacional é crucial para proteger os interesses dos cidadãos europeus e as empresas europeias a nível mundial. Neste sentido, a UE celebrou mais de 50 acordos internacionais que preveem a cooperação aduaneira e assistência administrativa mútua com 80 países fora da UE para apoiar os controlos e a execução e simplificar e harmonizar os procedimentos aduaneiros, o que, por sua vez, reduz os encargos administrativos e os custos para as empresas europeias.

A Comissão propôs recentemente a um compromisso financeiro contínuo de 950 milhões de EUR para programas aduaneiros no próximo orçamento da UE. Este montante deverá contribuir para reforçar a cooperação e o intercâmbio de dados entre autoridades aduaneiras, bem como apoiar e formar funcionários aduaneiros no seu trabalho. Um novo fundo de 1,3 mil milhões de EUR foi também incluído no orçamento da UE com vista a ajudar os Estados-Membros a adquirir, manter e substituir equipamentos aduaneiros de ponta.

Para mais informações:

Mais informações sobre a campanha que celebra os 50 anos da União Aduaneira podem ser consultadas aqui

Mais informações sobre o comércio internacional podem ser consultadas aqui

Sítio Web do Comissário Pierre Moscovici

Siga o Comissário Pierre Moscovici no Twitter

Novas regras da UE garantem maior proteção a 120 milhões de turistas neste verão

PORTO

A partir de domingo, dia 1 de julho, os viajantes que reservem férias organizadas terão os seus direitos de consumidores reforçados.

 

As novas regras não só abrangerão as férias organizadas tradicionais, como também protegerão os consumidores que reservem outras formas de combinações de serviços, incluindo pacotes personalizados pelo próprio, quando o viajante opta por diferentes elementos a partir de um único ponto de venda em linha ou fora de linha. As novas regras introduzirão, ainda, uma proteção dos «serviços de viagem conexos» quando os viajantes adquirem serviços num ponto de venda mas através de processos de reserva separados ou quando, após ter reservado um serviço num sítio Web, são convidados a reservar outro serviço num sítio Web diferente.

 

Vӗra Jourová, Comissária responsável pela Justiça, Consumidores e Igualdade de Género, afirmou: «Reservar as suas férias através da Internet é fácil mas, se algo correr mal, quer ter a certeza de estar completamente protegido. As novas regras relativas às viagens organizadas são, agora, adaptadas à era digital e às novas formas de reserva das férias. Os viajantes beneficiarão igualmente de novos direitos e estarão bem protegidos caso o operador entre em falência. As novas regras facilitarão também às agências de viagens a oferta dos seus serviços além-fronteiras.»

 

As novas regras beneficiarão ainda mais os consumidores através de:

 

  • Informações mais claras para os viajantes: As empresas devem informar os viajantes sobre se lhes      será oferecido um pacote ou um serviço de viagem conexo e sobre os seus      principais direitos, por meio de formulários de informação normalizados.      Devem fornecer informações claras acerca das características do pacote, do      seu preço e da cobrança de quaisquer encargos adicionais.
  • Reembolso e repatriamento em caso de falência: A empresa que vende as férias deve assumir a proteção      em caso de insolvência. Esta garantia cobre reembolsos e repatriamento      caso o organizador entre em falência, e é também aplicável aos serviços de      viagem conexos.
  • Regras mais claras em matéria de responsabilidade: O organizador das férias é responsável se algo correr      mal, independentemente de quem efetua os serviços de viagem.
  • Direitos de cancelamento reforçados: Com as novas regras, os viajantes podem cancelar as      suas férias organizadas por qualquer razão mediante o pagamento de uma      taxa razoável. Podem cancelar as férias gratuitamente se o seu destino se      tornar perigoso, por exemplo devido a conflitos armados ou a catástrofes      naturais, ou se o preço do pacote aumentar em mais de 8 %      relativamente ao preço inicial.
  • Alojamento, caso a viagem de regresso não possa ser      efetuada: Sempre que os viajantes não      possam regressar das suas férias organizadas, por exemplo, no caso de      catástrofes naturais, é-lhes assegurado alojamento por um máximo de três      noites, se não puderem regressar em tempo útil. As noites adicionais são      abrangidas em conformidade com a regulamentação      relativa aos direitos dos passageiros.
  • Assistência aos viajantes: O organizador das férias deve igualmente prestar      assistência aos viajantes em dificuldades, nomeadamente fornecendo informações      sobre serviços de saúde e assistência consular.

 

As novas regras também beneficiarão as empresas, através de:

 

  • Regras mais claras que facilitam as atividades      transfronteiras: As      empresas passarão a ter de lidar com um conjunto de regras sobre exigências      de informação, responsabilidade e outras obrigações em toda a UE. Os      regimes nacionais de insolvência passam a ser reconhecidos em toda a UE.      Estas medidas permitirão às empresas operar em toda a UE como se      estivessem no seu próprio país.
  • Requisitos de informação modernizados que não se      baseiam exclusivamente em brochuras de viagem: O facto de os operadores de mercado não terem de      reimprimir brochuras deverá permitir-lhes economizar 390 milhões de      EUR por ano.
  • Redução dos encargos regulamentares: As viagens de negócios organizadas no âmbito de um      acordo-quadro, por exemplo com uma agência de viagens especializada,      deixarão de estar cobertas pela diretiva.

 

Próximas etapas

 

Os Estados-Membros tinham de transpor estas regras para o respetivo direito nacional até 1 de janeiro de 2018. Seguiu-se um período de transição de seis meses, até 1 de julho, data em que as medidas nacionais de transposição da diretiva começarão a ser aplicadas. A Comissão examinará a forma como as regras foram transpostas e são aplicadas nos Estados-Membros e tomará as medidas de acompanhamento adequadas sempre que necessário.

 

Contexto

 

A fim de alargar a proteção oferecida pela Diretiva Viagens Organizadas, de 1990, a Comissão apresentou a proposta das novas regras em julho de 2013, a qual foi formalmente adotada pelo Parlamento Europeu e pelos Estados-Membros em novembro de 2015. Ficou estabelecido que estas novas regras fossem transpostas pelos Estados-Membros até 1 de janeiro de 2018, passando a ter efeito a partir de 1 de julho.

 

As novas regras são aplicáveis a combinações de pelo menos dois tipos de serviços de viagem (transporte, alojamento, aluguer de automóveis ou outros serviços, como visitas guiadas), incluindo:

 

  • Pacotes,      tanto na forma de viagens pré-organizadas por um operador turístico como,      agora também, com componentes selecionados pelos próprios viajantes,      comprados num único ponto de venda em linha ou fora de linha;
  • Serviços de viagem conexos, por exemplo quando os viajantes adquirem serviços num      ponto de venda mas através de processos de reserva separados ou quando,      após ter reservado um serviço num sítio Web, são convidados a reservar      outro serviço num sítio Web diferente, desde que a segunda reserva seja      efetuada no prazo de 24 horas.

 

Mais informações

 

Viagens organizadas

800

Discurso sobre

o Estado da União Europeia

do Presidente Juncker


  HORÁRIO

Segunda a Sexta
9h00 - 12h30

13h30 - 18h00 


CONTACTOS

Av. Dr. Nicolau Carneiro, 196

4590-512 Paços de Ferreira

T. +351 255 147 314

     +351 916 096 155 

Email: europedirect@profisousa.pt


Se já contactou um Centro Europe Direct, p.f. avalie aqui  a sua atuação. 

 

max maillots max maillot air jordan pas cher air jordan pas cher air jordan pas cher air jordan pas cher air jordan pas cher golden goose outlet golden goose outlet golden goose outlet golden goose outlet golden goose outlet golden goose outlet pandora pas cher pandora pas cher pandora pas cher pandora pas cher pandora pas cher pandora pas cher pandora outlet pandora outlet pandora outlet pandora outlet pandora outlet pandora outlet woolrich outlet