Notícias
Photo Photo Photo Photo

Comissão Europeia lança processo por infração contra Reino Unido por não ter designado candidato a comissário da UE

brexit-3707228_960_720.jpg

Comissão Europeia lança processo por infração contra Reino Unido por não ter designado candidato a comissário da UE

Lisboa, 14 de novembro de 2019.

Enquanto Guardiã dos Tratados, a Comissão Europeia enviou hoje uma carta de notificação ao Reino Unido por ter violado as suas obrigações decorrentes do Tratado da União Europeia, ao não apresentar um candidato para o cargo de comissário da UE. As autoridades do Reino Unido têm de apresentar os seus pontos de vista até sexta-feira, 22 de novembro. Este curto prazo justifica-se pelo facto de a próxima Comissão ter de iniciar funções o mais rapidamente possível.

Na sequência da resposta do Reino Unido, de 13 de novembro, às duas cartas enviadas pela presidente eleita Ursula von der Leyen, recordando as obrigações do Reino Unido decorrentes do Tratado da UE — e da Decisão do Conselho Europeu, de 29 de outubro de 2019, que prorroga o prazo previsto no artigo 50.º, n.º 3, do TUE(1) –, a Comissão analisou agora esta resposta e considera que o Reino Unido viola as suas obrigações decorrentes do Tratado da União Europeia.

Na sua carta, as autoridades do Reino Unido consideram que não estão em condições de propor um candidato ao cargo de comissário da UE atendendo ao facto de que se realizarão em breve eleições legislativas no país. A Comissão Europeia recorda que, em conformidade com a jurisprudência da UE (2), um Estado-Membro não pode invocar disposições vigentes na sua ordem jurídica nacional para justificar o incumprimento das obrigações decorrentes do direito da União.

Próximas etapas:

Em conformidade com o artigo 258.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, o Reino Unido é convidado a apresentar as suas observações sobre a carta de notificação, o mais tardar até sexta-feira, 22 de novembro de 2019. Depois de examinar essas observações, ou se não forem apresentadas observações no prazo fixado, a Comissão pode, se necessário, formular um parecer fundamentado.

Para mais informações:

Decisão do Conselho Europeu, tomada com o acordo do Reino Unido, de 22 de março de 2019, que prorroga o prazo previsto no artigo 50.º, n.º 3, do TUE.

(1) Ver, nomeadamente, o considerando 11: «Não se pode permitir que esta nova prorrogação comprometa o bom funcionamento da União e das suas instituições. Além disso, esta prorrogação terá por consequência que o Reino Unido continuará a ser um Estado Membro até à nova data de saída, com plenos direitos e obrigações nos termos do artigo 50.º do TUE, incluindo a obrigação de sugerir um candidato para ser nomeado membro da Comissão.»

(2) Tribunal de Justiça da União Europeia, acórdão de 5 de fevereiro de 2015, Processo C-317/14, Comissão contra Bélgica, ponto 33.

ip_19_6286

UE atribui 55 milhões de euros de ajuda humanitária ao Sudão

freight-17666_960_720.jpg

A Comissão Europeia mobiliza 55 milhões de euros para ajudar as pessoas vulneráveis atingidas pelas crises humanitárias no Sudão. Esta decisão vem na sequência da constatação da existência no Sudão de pelo menos 8 milhões de pessoas a necessitar de ajuda humanitária, das quais 6,3 milhões não têm alimentos suficientes para satisfazer as suas necessidades. Uma em cada seis crianças sofre de subnutrição grave.

O financiamento humanitário da UE vai contribui para dar resposta às necessidades mais críticas, através de: ajuda alimentar e nutricional para famílias vulneráveis, crianças com menos de cinco anos e mães grávidas ou lactantes; cuidados de saúde urgentes, nomeadamente para fazer face ao surto de cólera que afeta algumas partes do país; apoio aos refugiados; educação de crianças em zonas afetadas pelas crises.

Desde 2011, a UE atribuiu mais de 518 milhões de euros em assistência aos necessitados do Sudão. Toda a ajuda humanitária da UE no Sudão é prestada através de organizações humanitárias, como agências da ONU, ONG e organizações internacionais, e é objeto de um acompanhamento rigoroso.

Mais informações aqui

Candidaturas ao Prémio Jan Amos Comenius

Jan-Amos-Comenius-Prize-ACEGIS.jpg

Candidaturas ao Prémio Jan Amos Comenius - data limite - 6 de fevereiro de 2020

O prémio (8.000 €) irá recompensar as escolas secundárias que utilizem formas inspiradoras para ajudar os seus alunos a aprender sobre a União Europeia.

O prémio dará reconhecimento e visibilidade a nível da UE ao trabalho relevante em cada Estado-Membro e destacará a importância de ensinar e aprender sobre a UE desde tenra idade.
O prémio apresentará os métodos de ensino inovadores que envolvam ativamente os alunos na aprendizagem da UE e ajudará a difundir essas práticas.

O convite publicado em 6 de novembro tem como público-alvo as escolas secundárias que:


• Ajudem os seus alunos, de forma inspiradora, a obter conhecimento e entendimento substanciais sobre a União Europeia: a sua história; os seus valores e os seus objetivos fundamentais; as suas ações e políticas; o funcionamento das suas instituições e os seus processos de tomada de decisão.


• Convidem os seus alunos a refletir criticamente sobre o passado, presente e futuro da Europa, bem como sobre os benefícios e desafios da União Europeia.


• Aumentem a motivação dos alunos para participar nos processos democráticos que moldam o futuro da União Europeia e o seu apego aos seus valores fundamentais.


Mais informações aqui

Comissão Europeia na Web Summit 2019

brussels-4056171_960_720.jpg

Comissão Europeia na Web Summit

A Comissão Europeia participa novamente na Web Summit que se realiza em Lisboa entre os dias 4 e 7 de novembro de 2019. A Comissão será representada pela Vice-Presidente Executiva indigitada, Margrethe Vestager, pela Vice-Presidente indigitada, Vera Jourová, pelo Comissário Europeu, Carlos Moedas, pelo Negociador-chefe com o Reino Unido nos termos do artigo 50.º, Michel Barnier, e pela Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves.

Esta participação da Comissão Europeia revela o seu esforço para valorizar o impacto da tecnologia e inovação no desenvolvimento de sociedades modernas mais inclusivas e justas. Conta ainda com um stand dedicado a oportunidades de investimento europeu, localizado no pavilhão n.º 4 da FIL, que prevê uma agenda de workshops diversos e um espaço para reuniões com técnicos da Comissão Europeia disponíveis para esclarecer empresas e empreendedores interessados.

 

Programas dos representantes da Comissão Europeia que participam na Web Summit e respetivas pessoas de contacto, por ordem de chegada:

 

Carlos Moedas, Comissário Europeu responsável pela Investigação, Ciência e Inovação

Contacto para imprensa: Raquel Patrício Gomes – 933 323 636

Segunda-feira, 4 de novembro

20.00-22.00 – Jantar oficial de abertura a convite do Governo Português, Palácio Nacional da Ajuda

Terça-feira, 5 de novembro

11.50-12.15 – Orador no painel “What they don’t teach you at business school”, Palco Startup University da Web Summit

15.30-16.30 – Cerimónia de assinatura do contrato com a FABER Ventures, na presença do Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, e do Diretor do Gabinete do Banco Europeu de Investimento em Portugal, Kim Kreilgaard, Media Village da Web Summit

Quinta-feira, 7 de novembro

14.10-14.30 – Orador no painel “Can technology revitalise democracy?”, Palco Future Societies, Pavilhão 2 da Web Summit

 

Michel Barnier, Negociador-chefe da União com o Reino Unido nos termos do artigo 50.º

Contacto para imprensa: Rita Fortunato Baptista – 966 822 590

Terça-feira, 5 de novembro

11.00-11.15 – Encontro com Paddy Cosgrave, Forum da Web Summit

11.30-11.55 – Key note speaker: “A União Europeia depois do Brexit”, Palco principal da Web Summit

14.30-15.30 – Reunião com parceiros sociais, Representação da Comissão Europeia em Portugal – encontro fechado à comunicação social

Quarta-feira, 6 de novembro

10.00-10.45 – Reunião com o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, Parlamento(o acesso de jornalistas rege-se pelas regras da Assembleia da República)

11.15-12.00 – Reunião com o Primeiro-Ministro, António Costa, e com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, Palácio de São Bento(o acesso de jornalistas rege-se pelas regras do Palácio de São Bento)

 

 

Sofia Colares Alves, Representante da Comissão Europeia em Portugal

Contacto para imprensa: Raquel Patrício Gomes – 933 323 636

Quarta-feira, 6 de novembro

13.30-14.30 – Conferência de Imprensa conjunta com QEV Technologies e com o Banco Europeu de Investimento, Media Village da Web Summit

 

Margrethe Vestager, Comissária Europeia responsável pela Concorrência e Vice-Presidente Executiva indigitada

Contacto para imprensa: Rita Fortunato Baptista – 966 822 590

Quinta-feira, 7 de novembro

(Hora a confirmar) – Reunião com o Primeiro-Ministro António Costa, Palácio de São Bento (o acesso de jornalistas rege-se pelas regras do Palácio de São Bento)

14.00-14.20 – Conferência de Imprensa sobre “The transformative power of technology and digitization”, Media Village da Web Summit

15.00-16.00 – Visita ao Stand da Comissão Europeia, no Pavilhão 4 da FIL, Web Summit

16.30-16.55 – Oradora principal: “Em conversa com Margrethe Vestager” com Laurie Segall, Dot Dot Dot Media, Palco principal da Web Summit

 

Vera Jourová, Comissária Europeia responsável pela Justiça, Consumidores e Igualdade de Género e Vice-Presidente indigitada

Contacto para imprensa: Sofia Trindade – 930 488 930

Quinta-feira, 7 de novembro

10.30-11.30 – Reunião com start-ups da República Checa, Media Village da Web Summit

12.00-12.30 – Conferência de Imprensa sobre “Política da União Europeia conta a desinformação e outras ameaças em linha”, Media Village da Web Summit

14.25-14.45 – Oradora no painel “Breaking up big tech” com Kumi Naidoo, Amnistia Internacional, e moderação por Mark Di Stefano, BuzzFeed, Palco principal da Web Summit

15.30-15.50 – Oradora no painel “Promover valores democráticos em linha” com Sam Schechner, The Wall Street Journal, Palco Future Societies, Pavilhão 2 da FIL, Web Summit

16.00-16.30 – Visita ao Stand da Comissão Europeia com a Ministra para a Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, no Pavilhão 4 da FIL, Web Summit

Semana Europeia da Formação Profissional 2019

71949703_2061101943989357_6137515747817029632_n.jpg

Semana Europeia da Formação Profissional 2019: quase 1 500 eventos em toda a UE para promover as vantagens do ensino profissional


Chega hoje ao fim a Semana Europeia da Formação Profissional 2019, que se realizou em Helsínquia. Este ano, decorreram já, em toda a Europa, 1 407 eventos e atividades associados à Semana Europeia da Formação Profissional, contribuindo para que a campanha chegasse a 2 milhões e meio de pessoas, o maior número desde a primeira edição em 2016.

Mais informações aqui

A Europa Vai À Escola

Inscreva-se aqui

_europa_va_20192020.jpg

 


 

Ursula von der Leyden

Presidente Eleita da Comissão Europeia

O meu programa para a Europa

 66881562_10157231337404280_1585032619454627840_n.jpg  


 bola.png

  


  HORÁRIO

Segunda a Sexta
9h00 - 12h30

  13h30 - 18h00 


CONTACTOS

Av. Dr. Nicolau Carneiro, 196

4590-512 Paços de Ferreira

T. +351 255 147 314

     +351 916 096 155 

Email: europedirect[a]profisousa.pt

Facebook

Instagram 

Twitter


 

Se já contactou um Centro Europe Direct, p.f. avalie aqui  a sua atuação.